3 Perfis de Empreendedor: Quem Será Que É Você?

Dentro de uma discussão sobre tipos de empreendedor, é vital primeiro identificar os tipos de empreendedores. Existem três tipos principais de empreendedores: O Criador, O Construtor e O Operador.

Esses tipos de empreendedor são distinguidos com base em características-chave que podem contribuir exclusivamente para não apenas diferentes tipos de empreendedorismo e tipos de negócios, mas também para os diferentes estágios do ciclo de vida de qualquer negócio.

Por outro lado, a maioria das empresas bem-sucedidas experimenta um ciclo de vida bastante típico, progredindo em diferentes estágios ao longo do tempo.

Então, cada estágio pode se beneficiar muito das qualidades encontradas em diferentes tipos de empreendedores, incluindo diferenças em liderança, comunicação e habilidades empreendedoras. No entanto, isso também significa que diferentes tipos de empreendedores serão atraídos por empresas em vários estágios.

 

O EMPREENDEDOR CRIADOR

  • Cheio de entusiasmo por um produto ou ideia específica.
  • Em seguida, tem uma mente brilhante e criativa e está constantemente girando com novas ideias.
  • Muitas vezes tem ideias para vários tipos diferentes de empresas.
  • Por fim, pode não se concentrar facilmente em um projeto de cada vez (e pode ficar entediado com apenas um).

 

O EMPREENDEDOR CONSTRUTOR

  • Pega uma ideia ou produto credível e constrói uma empresa em torno dele.
  • Tem a capacidade de expandir um negócio – muitas vezes um vendedor muito bom.
  • Motiva os funcionários a impulsionar o crescimento do negócio.
  • Por fim, encontra grande satisfação na emoção da caçada e assistindo a empresa crescer.

 

O EMPREENDEDOR OPERADOR

  • Organiza a empresa implementando processos e procedimentos.
  • Muitas vezes é orientado a detalhes e encontra melhorias a serem feitas na empresa.
  • Mantém as coisas focadas e no caminho certo com as metas de crescimento de longo prazo em mente.

 

IDENTIFICANDO OS TIPOS DE EMPREENDEDORES

Depois de comparar os diferentes tipos de empreendedores, considere qual tipo melhor descreve você. Então, ao longo de possuir e expandir seus negócios, você assumiu diferentes funções.

Todos os tipos de empreendedores usaram “muitos chapéus”. Mas, no centro, pergunte a si mesmo:

  • Qual papel é ou tem sido mais natural para você?
  • Qual estágio você mais gostou?
  • Em qual estágio você é o melhor?

As organizações são mais produtivas quando cada funcionário está engajando e oferecendo seus pontos fortes. Sua crença é que, para que uma empresa seja bem-sucedida, isso precisa acontecer em toda a organização.

Com base nessa premissa, quais são os seus principais pontos fortes? Você é capaz de oferecer esses pontos fortes à sua empresa todos os dias?

É importante notar que não há pontos fortes bons ou ruins, e você pode complementar seus pontos fracos cercando-se de uma equipe de pessoas que preenchem outros pontos fortes principais.

Por outro lado, como líder da empresa, é mais provável que você se encaixe em um ou talvez dois tipos de empreendedores com base em quais são seus principais pontos fortes.

 

O QUE SUA EMPRESA PRECISA?

Seu cliente é a empresa, não o proprietário da empresa. Reserve um momento para avaliar sua empresa como se você fosse um consultor externo.

  • Quais são as necessidades de liderança do negócio?
  • Em seguida, quais são os seus pontos fortes?
  • Seus pontos fortes estão alinhados com seu negócio?

Se eles não estiverem alinhados, isso não fará de você um mau líder para sua empresa. Isso significa apenas que talvez as necessidades da empresa sejam diferentes, ou talvez suas necessidades sejam diferentes, com base no estágio atual da empresa ou em sua vida.

Se você é um dos tipos de empreendedores Criador ou Construtor, pode ser hora de avaliar como você está gastando seu tempo e energia. Então, o que é melhor para a sua empresa? O que é melhor para você?

Por outro lado, pode ser melhor discutir opções para uma eventual estratégia de saída em que todas as partes tragam seus principais pontos fortes para a mesa ou ajudem com as necessidades de capital de crescimento.

Mesmo que você seja um Operador do seu próprio negócio, ainda haverá uma eventual saída ou necessidades de capital que devem ser planejadas.

Por fim, um relacionamento com um corretor de negócios desde o início pode ajudar a garantir que você esteja informado e preparado para o que vem a seguir.

Por outro lado, você terá solavancos na estrada. Você perderá grandes clientes. Bons funcionários deixarão sua empresa, e alguns podem se tornar concorrentes.

O governo mudará os regulamentos, geralmente tornando as coisas mais complexas. Para ter sucesso, você terá que estar disposto a persistir em tempos difíceis. Nada pode substituir a persistência e você não pode ter sucesso sem ela.

Compartilhe:

Veja também...