Para que a sua empresa caminhe na captação de novos clientes, precisa necessariamente conhecer a diferenças entre planejamento financeiro e estratégico

Planejamento estratégico é um termo bastante usado no universo empresarial, bem como, obviamente, finanças. O costume em usarmos esses termos leva muitas pessoas à confusão entre o planejamento estratégico e o planejamento financeiro. Neste artigo, veremos a principais diferenças entre eles.

As diferenças

Quando o planejamento se atenta apenas ao balanço financeiro da empresa, sem levar em consideração os fatores externos de mercado, podemos dizer que o serviço prestado foi de planejamento financeiro. Porém, caso houvesse um interesse da empresa, o planejamento poderia ser expandido dentro do conceito estratégico. Isso porque, todas as vezes que o planejamento é feito visando apenas as projeções financeiras, ele precisa analisar o conceito do mercado e da empresa internamente para chegar a essas conclusões, podendo também expandir o seu serviço projetando o futuro geral da empresa, segmentando-a ao mercado, fazendo, assim, um planejamento estratégico.

Quando falamos de planejamento estratégico, falamos em um serviço contábil amplo que passa por todas as esferas da empresa, estudando o mercado, clientes, concorrência etc. Já o planejamento financeiro é restrito na previsão de orçamentos, listas de trâmites financeiros periódicos e balancetes.

Conceito

Enquanto o orçamento do plano estratégico foca em adaptar seus recursos de forma funcional, os planos financeiros pensam só em lucro monetário, se esquecendo da relação custo-benefício.

No planejamento estratégico, o planejamento financeiro é um dos fatores a ser levado em consideração, mas não é fator preponderante.

O planejamento estratégico utiliza-se dos materiais fornecidos pela empresa de contabilidade por trás do projeto, mas também utiliza-se de imagens que vão além do papo meramente financeiro.

São essas as diferenças mais claras entre o planejamento financeiro e econômico, a estratégia a longo prazo e a forma como lidar com a implementação práticas dessas ideias.

Planejamento de orçamento

Muitos caem no erro de confundir o planejamento de orçamento com o planejamento financeiro, achando que quando estamos a fim de montar apenas uma plataforma financeira para os nossos projetos,  queremos apenas um orçamento a curto prazo. Mas, na verdade, quando falamos de planejamento financeiro, temos que entender que ele passa por ações que estão separadas por um processo de início meio e fim, como todo bom planejamento, e que visa colocar em prática alguma finalidade estratégica, nesse caso, colocar o projeto, seja público ou privado, no eixo econômico, e não apenas orçar algo dentro de uma determinada periodicidade.

 

Fale Conosco

Ligue para nós
Responda para Validar: 6 + 16 =