Confira os conselhos que temos que te dar para que você construa uma história de sucesso como empreendedor ao abrir uma empresa

Ao abrir uma empresa, você automaticamente se tornará um empreendedor, o próximo passo é ter sucesso com o seu empreendimento.

Se engana quem diz que empreendedor qualquer um pode ser. Na verdade, o primeiro passo para ser um bom empreendedor é justamente dar o primeiro passo e abrir uma empresa. Ser um empreendedor, já é, por si só, ser alguém que quer tomar uma postura diferente, lançar o seu negócio, iniciar uma tendência ou se tornar uma opção em meio a um segmento.

Com isso, se você já abriu uma empresa, ou pensa em abrir uma empresa, confira este artigo, que vai te apresentar seis dicas básicas para se ter sucesso como empreendedor, sem fórmula mágica ou “receita de bolo”, mas, sim, por meio de ações que precisam ser tomadas diariamente.

1. Policie os seus hábitos

Ao abrir uma empresa, você precisará ser uma pessoa que tenha bons hábitos, o que pode ser relativo dentro de alguns pontos de vista. Entretanto, alguns hábitos são universais para se policiar. Atitudes como pontualidade constante, organização nas atividades, foco, disciplina no ato de trabalho e cumprimento de prazos, não procrastinando durante a esfera geral de tempo, são fundamentais para que você se dê a qualificação e o exemplo necessários para um empreendedor, além de gerar empatia e respeito profissional junto aos seus liderados.

Claro que esses hábitos acima citados são apenas alguns dentre muitos bons hábitos que você pode ter ao abrir uma empresa. O ideal é que você os cumpra rigorosamente, mas que eles façam parte do seu dia a dia de forma natural, e não algo engessado. No livro “O Poder do Hábito”, o repórter investigativo do mais importante jornal do Planeta, o “The New York Times”, Charles Duhhig, através de estudos neurocientíficos, trás a “Teoria dos 21 dias”, que afirma que um hábito se torna um hábito se repetido ininterruptamente por 21 dias consecutivos.

2. Se distraia

Para que você venha ter sucesso como empreendedor ao abrir uma empresa, precisa necessariamente ter um tempo para espairecer. A responsabilidade embutida na frente de um projeto é muito intensa, e não ter um hobbie que te faça relaxar pode o fazer entrar em colapso.

Hábitos como praticar um esportes, fazer maratonas de filmes e séries, sair com os amigos, fazer uma viagem em família etc, faz com que você possa se esvaziar da vida cotidiana estressante de um empreendedor, sabendo separar as suas atitudes de acordo com o que faz no momento, focando no seu trabalho quando precisa trabalhar, pois estará com a mente fresca e descansada em seus momentos fora do escritório.

Quem inclui o profissional no pessoal, tem uma maior tendência em perder o controle emocional, pois estará incluindo o trabalho em seu cotidiano e misturando as coisas. Poupe a sua energia e foque somente em recarregá-la quando precisar.

3. Conheça o mercado

Ao abrir uma empresa, é fundamental que você não conheça apenas sobre ela, já que muitas outras coisas envolvendo o mercado estão por trás. Por isso, você precisa conhecer o mercado com a palma da sua mão, e para isso pode contar com o auxílio direto e fundamental do serviço de contabilidade, que por meio de levantamentos e dados estratégicos, vai trazer a você as informações sobre o mercado mais relevantes para a sua empresa.

Fique atento as tendências, a sua concorrência, a mentalidade do seu público, para que você tenha sempre o controle da situação empresarial do seu negócio.

4. Tenha conselheiros

Muitas pessoas podem te ajudar a abrir uma empresa, mas apenas pessoas que já possuem conhecimento de causa poderão lhe ajudar a manter a empresa sempre no topo. Busque ter mentores, passar por constantes avaliações em coachs e um grupo empresarial que sempre lhe traga inspirações como empreendedores, fazendo com que haja um crescimento em mão dupla através das trocas de experiências.

5. Cuide da sua saúde

A tendência é que ao abrir uma empresa, você fique mais estressado que o normal. O que é natural, pois já diria Tio Ben Parker: “Grandes problemas geram grandes responsabilidades”. Esteja sempre de bem consigo, para isso, não se deixe levar por hábitos pouco saudáveis, como as comidas rápidas que a sua vida corrida irá te oferecer. Além disso, preocupe-se com a sua saúde mental e quebre o preconceito sobre o tratamento psicológico, que não é, como muitos pensam e bradam erroneamente por aí, coisa de louco, mas que faz parte do estudo da psiquê humana.

6. Abra os ouvidos

Saber ouvir, independentemente de quem falar, é um demonstração de humildade. Porém, sempre coloque um filtro, separando os feedbacks pessoais dos que vão agregar de forma técnica a sua empresa.

Fale Conosco

Ligue para nós
Responda para Validar: 6 + 7 =